FANDOM

Nome científico  Editar

Paullinia cupana

Sobre Editar

Guaraná (pronunciado / ˌ ɡwɑrənɑ ː /, do guaraná Português, Paullinia cupana (sin. P. crysan, P. sorbilis) é uma planta trepadeira da família bordo, Sapindaceae, nativa da bacia Amazônica e especialmente comum no Brasil. Guaraná apresenta grande folhas e cachos de flores, e é mais conhecida por seu fruto, que é aproximadamente do tamanho de um grão de café Como um suplemento dietético, o guaraná é um impulsionador da energia eficaz: contém cerca de duas vezes a cafeína encontrada nos grãos de café (cerca de 2 -. 4,5% de cafeína em sementes de guaraná em comparação com 1 - 2% para os grãos de café).

Tal como acontece com outras plantas produtoras de cafeína, a elevada concentração de cafeína é uma toxina de defesa que repele agentes patogénicos a partir do baga e as suas sementes.

A cor do fruto guaraná varia de marrom a vermelho e contém sementes pretas, que são parcialmente cobertas por arils brancas. O contraste de cor quando o fruto foi dividido aberto tem sido comparado ao globo ocular;esta formou a base de um mito.

Guaraná é usado em refrigerantes adoçados ou carbonatadas e tiros de energia, um ingrediente do chá de ervas ou contidas em cápsulas. Em geral, a América do Sul obtém a maior parte de sua cafeína do guaraná.

O Brasil, que é o terceiro maior consumidor de refrigerantes do mundo, produz várias marcas de refrigerantes de extrato de guaraná. Exceder as vendas brasileiras de refrigerantes, bebidas com guaraná pode causar nervosismo associados ao beber café.

Também no FANDOM

Wiki aleatória